O que é o câncer?

O que é o câncer?

Câncer (ou tumor maligno) é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases).

É causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.   O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

O tipo de câncer geralmente é nomeado de acordo com a região do corpo humano onde ele surgiu. Por isso temos câncer de mama, câncer de bexiga, câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de ovário, entre outros. Esses cânceres podem apresentar focos em outros lugares do organismo, o que chamamos de metástase. O tratamento, no entanto, é realizado de acordo com o local onde o câncer surgiu.

Vale lembrar que o câncer pode afetar qualquer área do corpo humano e que, com os avanços da Medicina e da pesquisa científica, a tendência é que cada vez mais novos tipos de câncer sejam descobertos.

Também existem os cânceres hereditários, o que significa que é passível de ser transferido aos descendentes. Assim, muitos filhos, netos e membros de um grupo familiar onde um indivíduo teve um diagnóstico de câncer costumam se perguntar se o fato de a doença ter se apresentado na família, significa que todos também a terão. No entanto, é difícil que isso ocorra.

A questão genética é importante mas alguns hábitos de vida podem aumentar a incidência da doença , tais como :

  • tabagismo;
  • obesidade;
  • alcoolismo;
  • alimentação não saudável;
  • exposição excessiva ao sol;
  • exposição à radiação;
  • exposição a agentes químicos; 
  • infecções virais de diversos tipos.

Assim como o conjunto de sintomas, o tratamento do câncer vai variar de acordo com o tipo de câncer que o paciente possui e também do estadiamento, ou seja, do nível de avanço do câncer em seu corpo.

Ele pode, por exemplo, passar apenas por um procedimento cirúrgico ou pode passar por um procedimento cirúrgico e fazer outros tratamentos complementares, como radioterapia ou mesmo quimioterapia, além de tratamentos mais modernos, como imunoterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e transplante de medula óssea.

 

Autor(a)

Rogério Fenile

Mastologista

Membro da Comissão de Valorização Profissional da SBM-SP