QUALIDADE DE VIDA E CÂNCER DE MAMA

QUALIDADE DE VIDA E CÂNCER DE MAMA

Independente se você está em tratamento ou já terminou, o câncer de mama e os tratamentos utilizados podem interferir na sua qualidade de vida.

Quando falamos qualidade de vida, estamos falando sobre seu bem-estar como um todo, não somente a saúde física, mas também a saúde mental, vida sexual, fadiga e outros fatores colaterais do tratamento, além da capacidade em realizar as tarefas do dia-a-dia, seja em casa ou no trabalho.

Cuidar dos fatores que podem impactar negativamente sua qualidade de vida é importante em seu plano de cuidados. Por exemplo, o exercício pode reduzir a fadiga, e melhorar a saúde mental e relacionamento interpessoal.

Apesar disso, um fator importante na qualidade de vida pode melhorar significativamente com o diagnóstico: a espiritualidade. Pessoas mais espiritualizadas, dizem ter mais fé e esperança depois de passar pelo diagnóstico e tratamento.

Algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida depois do câncer de mama:

  • Entenda sobre os efeitos colaterais do tratamento: converse com seu médico sobre o que pode ocorrer, tanto em curto quanto em longo prazo.
  • Tenha uma rede de suporte, especialmente para cuidar de suas emoções: amigos, familiares e profissionais de saúde fazem parte dessa rede. Passe seu tempo com pessoas que se importam com você e te fazem bem.
  • Priorize sua saúde e seu bem-estar: exercício, alimentação saudável, sono de qualidade, reduzir o stress fazem parte desse cuidado.

Faça do seu cuidado uma prioridade.

É importante conversar com seu médico e equipe multidisciplinar sobre qualquer dúvida.

Autor(a)

Alice Francisco

Mastologista

Membro da Comissão de Projetos Sociais da SBM-SP